Dia Mundial do Frango



No último dia 10 de maio foi comemorado o Dia Mundial do Frango. Tal data teve surgimento em 2012, criada pela IPC (International Poultry Council), órgão máximo da avicultura internacional, por meio de uma proposição da Associação Húngara de Avicultura e é celebrada por avicultores de 25 países membros do conselho.


O frango é o tipo de proteína de carne mais consumido no mundo, marca que foi atingida em 2019, e é com folga também no Brasil, sendo estimado em média o consumo de 42,6 kg por indivíduo anualmente no país. Dentre uma série de benefícios, é sabido que o frango é fonte de creatinina, rico em proteínas, fonte de vitaminas B, rico em selênio, ajuda a promover a saciedade, previne contra o câncer, traz benefícios para o cérebro e para o coração, é fonte de energia e uma arma contra obesidade.


A avicultura é uma atividade econômica de suma importância para o Brasil. Nosso país tem sido competente tanto na produção quanto na conquista do mercado exterior, mas além disso também cabe destacar que o setor emprega 3,5 milhões de brasileiros. São mais de 100 mil produtores integrados e independentes, responsáveis pela produção de cerca de 10 milhões de toneladas de carne de frango por ano.


Em termos de exportação, o Brasil é o número 1, tendo vendido para fora do país 4,2 milhões de toneladas de carne de frango em 2019, de acordo com dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), seguido pelos Estados Unidos, com 3,3 milhões de toneladas de carne de frango, União Europeia(1,5 milhão), Tailândia(881 mil) e China(428 mil).


Apesar disso, problemas são enfrentados, como a recente proposta da Arábia Saudita de redução do prazo de validade para da carne de frango in natura, contando a partir do abate, para apenas 3 meses, o que causaria impacto e exigiria uma série de readequações para atender um dos mais antigos mercados importadores da carne de frango brasileira.


A nível nacional, apesar de ser o maior exportador de carne de frango, o Brasil tem o mercado interno como principal comprador, consumindo mais de 60% do que é produzido. Para 2021 as previsões são boas, pois de acordo com o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), o mercado de frango brasileiro tem uma expectativa de produção recorde, avançando em 4% e atingindo 10,4 milhões de toneladas.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo