rice farm.png

Blog da Green Next

Seja bem-vindo(a) ao

Dia mundial da água



A hidratação é essencial para os seres vivos, sendo de suma importância para o organismo humano nos processos de digestão, circulação, absorção e eliminação de substâncias, bem como para a fonação. A água atua no transporte e distribuição de vitaminas, minerais, glicose, oxigênio e outros nutrientes para as células. Como o corpo não produz água, ela precisa ser reposta, por isso é recomendada a ingestão de 35 mL de água para cada kg de peso corporal do indivíduo.


Além dos benefícios diretos para o ser humano, a água também é utilizada em diversos outros processos. O Brasil trata anualmente cerca de 17 bilhões de metros cúbicos, e de acordo com a Agência Nacional das Águas (ANA) e o Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a cada 100 litros de água tratada produzidos no país, 72 vão para o agronegócio, 12 para a indústria e mineração e 4 para o uso da população, caracterizando então os 3 mais representativos consumidores.


No manejo, também diversos problemas são enfrentados, como por exemplo o desperdício inclusive de água tratada. Conforme o Instituto Trata Brasil (ITB), cerca de 38,5% da água tratada é perdida durante a distribuição, o que além de acarretar em danos ecológicos, também causa um prejuízo financeiro estimado em aproximadamente R$12 bilhões anuais.


Outro problema enfrentado é a poluição, que consiste na contaminação da água por elementos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos, plantas e à atividade humana. É classificada em sedimentar, biológica, térmica e química. A poluição sedimentar se deve ao acúmulo de partículas em suspensão vindas do solo pelos processos de erosão, desmatamento e extração de minérios, a biológica ocorre com a introdução de detritos orgânicos lançados comumente por esgotos domésticos e industriais, a térmica é função da alteração da temperatura de ecossistemas o que causa impacto direto na população destes, já a poluição química é gerada por produtos químicos que acabam tendo como destino os corpos hídricos, como fertilizantes, agrotóxicos e descartes industriais.


Diante desse cenário, em 1993 foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água, comemorado anualmente em 22 de março, com o intuito de conscientizar as pessoas para uma utilização correta e sustentável da água. Cada ano um tema é escolhido e uma pauta é retratada, sendo o de 2021 “Valorizar a água” que visa alertar para as consequências negativas do crescimento populacional, do aumento do uso de água na agricultura e na indústria e sobre as alterações climáticas que devem ser levadas em consideração para preservação da água. Em tal data diversas ações costumam ser realizadas, e neste ano a iniciativa “H2Off” da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) obteve destaque, tendo adesão ao redor do mundo, propondo “desligar as torneiras”, evitando a utilização de água por 1 hora no dia, com objetivo de promover além da redução simbólica, um momento de reflexão sobre o manejo da água.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo