rice farm.png

Blog da Green Next

Seja bem-vindo(a) ao

Dia do Lavrador


O solo é definido como “a massa natural que compõe a superfície da Terra que suporta ou é capaz de suportar plantas e plantações”. Tal massa possui matéria viva, que é resultante da ação climática e da biosfera sobre a rocha, seu material de origem. A transformação da rocha em solo se realiza durante um certo tempo e é influenciada pelo tipo de relevo. O solo é constituído essencialmente por 3 componentes: areia, slite e argila.


No Brasil, existem 4 tipos de solo: terra roxa, massapé, salmorão e aluviais. Terra roxa corresponde a um tipo de solo de extrema fertilidade que detém uma tonalidade avermelhada, podendo ser encontrado em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo, e é originado a partir da decomposição de basalto. Massapé é um solo visto principalmente no litoral nordestino constituído a partir da decomposição de rochas com características minerais de gnaisses de tonalidade escura, calcários e filitos. Salmorão é visualizado ao longo das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, constituído pela fragmentação de rochas graníticas e gnaisses. Aluviais é um tipo de solo formado em decorrência da sedimentação em áreas de várzea ou vales, sendo possível encontrá-lo em diversos pontos do país.


O solo é um dos recursos naturais mais importantes da natureza, pois exerce funções ambientais essenciais à vida. Para que as plantas cresçam, suas raízes devem penetrar no solo de modo a sustentar sua parte aérea. Elas extraem nutrientes, que juntamente com oxigênio, gás carbônico, luz e calor contribuem para o seu crescimento.


O profissional que cultiva o solo, arando, adubando e semeando para que este produza alimentos é denominado lavrador. A nomenclatura de lavrador também se aplica aos donos das terras em que a agricultura e a pecuária são realizadas. Trata-se de uma profissão que existe desde que o homem primitivo se fixou na terra e começou a produzir seu próprio alimento, ao invés de ficar vagando nômade.


Mesmo que o campo esteja cada vez mais mecanizado e automatizado atualmente, o lavrador segue sendo extremamente importante, pois conhece o meio rural onde está inserido e assim pode potencializar o seu ofício, bem como se torna uma figura ainda mais importante nas áreas mais pobres, onde o cultivo costuma ser realizado de maneira manual quase integralmente. Diante da relevância deste profissional, na próxima quarta-feira 23 de junho será comemorado o dia do lavrador, que é celebrado anualmente no intuito de homenagear esta classe de trabalhadores.


Parabéns a todos os lavradores!

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo