rice farm.png

Blog da Green Next

Seja bem-vindo(a) ao

Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos


Nesta segunda-feira, 11 de janeiro, celebra-se o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos. Tal data foi criada em 2002, e tem como objetivo divulgar, orientar e conscientizar as pessoas sobre os malefícios causados pela utilização inadequada de agrotóxicos, prática que resulta em danos ao meio ambiente e à saúde humana.


Agrotóxicos, agroquímicos ou defensivos agrícolas consistem de produtos que alteram a composição da flora e da fauna, no intuito de protegê-la de fatores prejudiciais às plantações e suas respectivas produções. Entretanto, embora ao longo dos anos, os agrotóxicos venham se modernizando, tais substâncias não se mantêm apenas nos alimentos, mas também contaminam solos, lençóis freáticos e fontes de água, o que impacta nos animais, plantas, seres humanos e consequentemente no meio ambiente como um todo.


Aliado as informações acima, o Brasil apresenta alguns dados preocupantes: Desde 2008 nosso país é o maior consumidor mundial de agrotóxicos. Além disso, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária(ANVISA), um terço da alimentação que consumimos apresenta agrotóxicos. Categorizando, em se tratando de alimento, o pimentão é o que apresenta maior taxa de contaminação, cerca de 91,8%, já quanto à região, tem-se que a Centro-Oeste é a maior consumidora, sendo responsável pelo uso de mais de 50% do volume dos agrotóxicos comercializados no Brasil.


Diante do cenário apresentado, por outro lado também cabe ressaltar que os defensivos agrícolas mesmo que sejam aditivos não naturais, são importantes devido ao desafio de se produzir cada vez mais sem aumentar as áreas plantadas, sendo assim, alimentando a população crescente de forma sustentável e dando suporte às lavouras quanto à situações desfavoráveis que acabariam por trazer consequências negativas tanto para o produtor quanto para o consumidor final.


Portanto, percebe-se que o panorama é complexo e envolve diversas variáveis, por isso a data de hoje é de grande relevância, focando na reflexão de que a solução não passa por impedir a utilização dos agrotóxicos, mas sim em ensinar a correta maneira de fazer um bom aproveitamento destes, que por serem ferramentas tão poderosas, podem trazem benefícios diante de uma aplicação precisa, bem como imensos prejuízos com uma utilização indevida.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo