Dia do Citricultor



As frutas cítricas se caracterizam por possuir uma elevada quantidade de ácido ascórbico, popularmente conhecido como vitamina C, que é responsável por prover sabor ácido a estas. Em se tratando dos benefícios oriundos destas frutas, é sabido que a vitamina C ajuda proteger o organismo contra gripes e infecções, a vitamina A é importante para a visão e imunidade, potássio evita cãibras e age na pressão arterial, os flavonóides exercem função antioxidante, e, em geral, as frutas cítricas ajudam também no combate à anemia, no emagrecimento, na melhoria da pele, diminuem a prisão de ventre e melhoram a hidratação do organismo.


Dentre as frutas cítricas, algumas das mais consumidas são laranja, tangerina, limão, lima, morango e kiwi. A citricultura é definida como o cultivo desse tipo de frutas, e se trata de uma das principais atividades agrícolas. O consumo de tais produtos possui um volume muito significativo mesmo em âmbito mundial, entretanto, sua plantação necessita de grandes espaços físicos, pois é realizada com pouca densidade de plantas por hectare.


No Brasil, a citricultura tem como principais estados produtores o Rio Grande do Sul, Paraná, Sergipe, Minas Gerais, São Paulo e Bahia. Estima-se que haja mais de 1,4 milhão de estabelecimentos rurais produzindo apenas entre laranja, limão e tangerina, o que representa uma área plantada próxima dos 3 milhões de hectares, inerente a uma produção anual de cerca de 15 milhões de toneladas.


A citricultura caminha junto com a história do Brasil pois por volta de 1530, os portugueses introduziram as primeiras sementes de laranja doce na Bahia e em São Paulo, e devido às condições ecológicas favoráveis, as plantas produziram satisfatoriamente o que fez com que perdurassem. A partir de 1930 a citricultura começou a ser implantada comercialmente, primeiramente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, e posteriormente se espalhando por todo território nacional.


Amanhã, dia 8 de junho, será celebrado o Dia do Citricultor, data que foi instituída em 1969 e desde então é comemorada anualmente no Brasil, com o intuito de ressaltar a importância dessa atividade, bem como dos profissionais que cuidam das plantações e da produção, que cada vez mais se mostram capacitados tecnicamente e atentos aos adventos proporcionados pelos avanços tecnológicos, honrando o Brasil e nos colocando em uma posição de destaque mundial no setor. Dentre os eventos inerentes a esta data, a 21ª Abertura da Colheita de Citros do RS em Montenegro, será exibida de forma online, neste dia 8 de junho às 19h, no canal do Youtube da Emater/RS-Ascar.


De toda a equipe da Green Next, parabéns aos Citricultores!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo