Começa a semana do meio ambiente



O meio ambiente pode ser definido como um grupo de fatores físicos, químicos e biológicos que permitem a vida em suas mais diversas formas. Em resumo, o meio ambiente engloba todos os elementos vivos e não-vivos que estão relacionados com a vida na Terra. É tudo aquilo que nos cerca, como a água, o solo, a vegetação, o clima, os animais, os seres humanos, dentre outros.


Segundo a legislação brasileira, especificamente o artigo 3º da Lei da Política Nacional do Meio Ambiente, o meio ambiente é tratado como “conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.


É perceptível que é um conceito muito amplo, logo, há margem para analisar e interpretar o meio ambiente de diversas formas, como: aspectos naturais, como fauna e flora (meio ambiente natural); espaço urbano (meio ambiente artificial); locais onde as pessoas exercem suas atividades (meio ambiente de trabalho); patrimônio cultural nacional (meio ambiente cultural); e patrimônio genético.


Dada a relevância desse tema, no próximo sábado 5 de junho será comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Tal dada foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e teve surgimento em 1972 na Conferência de Estocolmo, onde se iniciou uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta.


O grande objetivo do Dia Mundial do Meio Ambiente é conscientizar todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, desde os “cidadãos comuns”, para que adotem uma postura consciente em relação ao uso dos recursos naturais, até os governantes, para que promovam leis que garantam o desenvolvimento, mas sem afetar de maneira negativa o meio, ou seja, que garantam um desenvolvimento sustentável.


Todo ano a ONU trás uma pauta diferente para ser discutida, de acordo com a relevância no momento. Em 2021, o tema é Restauração de Ecossistemas. O Paquistão será o anfitrião global da data, que marcará o lançamento da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas.


O Dia Mundial do Meio Ambiente pauta também a Semana do Meio Ambiente, onde diversas ações ao redor do mundo são realizadas, visando ressaltar sob os mais diversos aspectos a necessidade de uma maior sustentabilidade. No Brasil, dentre esses eventos, vale destacar as ações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que, entre os dias 01/06 e 07/06, irá promover uma série de lives gratuitas abrangendo temas como desperdício de alimentos, solos, controle biológico, florestas, água, proteínas alternativas, insetos e produção de leite.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo