A importância da irrigação inteligente




O agronegócio é parte fundamental da economia brasileira, sendo responsável por cerca de 21,4% do PIB em 2019. Um quesito de extrema importância em diversos tipos de cultivos é a irrigação, cujo procedimento envolve uma vasta gama de possibilidades, e diante disso, seu custo é capaz de englobar fatores como a água em si, energia elétrica, combustível no deslocamento, dentre outros, conforme a irrigação é disposta.


Atualmente, no Brasil há cerca de 6,95 milhões hectares equipados para irrigação, segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA). Embora em um primeiro momento pareça um número impactante, a realidade é que a irrigação ainda está muito aquém, pois na prática o Brasil irriga apenas 4% de sua área plantada total. Em se tratando dos estados, o Rio Grande do sul é quem se destaca positivamente, mas ainda apresenta um número pequeno, irrigando 13,17% da área total. Tais dados demonstram que a irrigação no Brasil possui grande potencial de crescimento para ser explorada e modernizada.


Frente a esse cenário, o uso de novas tecnologias de irrigação se apresenta como uma alternativa extremamente eficiente para o aumento da produtividade agrícola, possuindo importante papel na modernização da agricultura brasileira. Segundo um levantamento feito pela Universidade Estadual Paulista(UNESP), a lista de benefícios atrelada a utilização de tecnologia na irrigação é enorme, tais como: aumento na produtividade na ordem de 200%; redução do custo unitário de produção; utilização do solo durante todo o ano; utilização intensiva de máquinas, implementos e mão-de-obra ao longo do ano; incorporação de novas áreas no Cerrado e Semiárido; maior qualidade e padronização dos produtos agrícolas; produção de culturas nobres; maior garantia de colheita; redução do fator risco causado por problemas climáticos; redução da sazonalidade da oferta de empregos por permitir o cultivo durante o ano todo; modernização do sistema de produção como um todo; possibilidade de criação de polos agroindustriais para o aproveitamento dos produtos das áreas irrigadas e produção de sementes de alta qualidade.


Dentre as alternativas para uma irrigação inteligente, há diversas variações que podem ser mais interessantes conforme o tipo de cultivo, sendo estas, por exemplo, baseadas em irrigação solar automática, quimigação, aplicação de automação de alto nível, como painéis programáveis, softwares para controle remoto, sensoriamento e internet das coisas(IoT).


Diante das opções citadas acima, a aliança entre internet das coisas e irrigação é a que se apresenta como mais promissora. Segundo a Empresa Brasileira de Tecnologia Agropecuária(EMBRAPA), a tecnologia de irrigação de precisão no Brasil vem avançando graças ao uso de internet das coisas. Baseados em IoT, uma série de métodos e tecnologias inovadoras vem sendo aplicadas com o objetivo principal de reduzir o consumo de água e/ou energia elétrica em atividades agrícolas, dando eficiência ao sistema e reduzindo perdas, além de trazer benefícios secundários, como o monitoramento remoto da lavoura. Saiba mais sobre o Hydra clicando no link abaixo.


--

Visite: https://www.greennext.com.br/

Soluções inteligentes para o produtor moderno.

© 2020, Green Next

Rua Dr. Lázaro Zamenhof, 58 - Rio Grande/RS

CNPJ: 24.475.200/0001-69