rice farm.png

Blog da Green Next

Seja bem-vindo(a) ao

15/07 é Dia Nacional do Pecuarista




A pecuária é considerada uma das práticas mais antigas da humanidade, e consiste de um conjunto de atividades extremamente importantes, voltadas diretamente para a criação de animais, com fins econômicos e de consumo. A base da atividade pecuarista é a produção de alimentos e matérias primas, como por exemplo, através de bovinos, ovinos, suínos, aves, equinos, caprinos, dentre outros.


A pecuária brasileira comumente é dividida em 2 tipos: de corte e leiteira. A pecuária de corte diz respeito à criação de rebanhos para comercialização da carne animal, sendo assim, é responsável por atender o grande consumo de carne no país e exterior. A pecuária leiteira por sua vez, tem como objetivo a criação de animais para produção de leite e seus vários derivados. Outro tipo de divisão que pode ser feito é quanto à modalidade produtiva, caracterizando a pecuária extensiva e a intensiva. Na pecuária extensiva, os animais vivem soltos em extensas áreas, sem maiores cuidados, e o índice de produtividade costuma ser mais baixo. Enquanto na pecuária intensiva, os animais são criados em cocheiras e se alimentam de rações balanceadas, destinadas a aumentar a produtividade, além de receber cuidados veterinários e sanitários, sendo selecionados a partir do interesse produtivo.


Além disso, a pecuária nacional possui uma grande importância econômica. Segundo dados da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária de Brasil), em 2020 o agronegócio foi responsável por 26,6% do PIB, o que dá aproximadamente R$7,45 trilhões, e a pecuária foi um setor que correspondeu com mais de 30% desse valor. Há ainda uma expectativa de crescimento de cerca de 5% na safra 2021. Os estados que mais contribuíram, em ordem, foram Mato Grosso, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, enquanto os maiores valores se dão quanto ao corte de bovinos, corte de frango, leite, corte de suínos e ovos, respectivamente.


Diante de tamanha relevância, em 2008, a Lei nº 11.176 criou o Dia Nacional do Pecuarista, instituindo 15 de julho para celebrar a data, anualmente, no intuito de homenagear todos os envolvidos na pecuária brasileira, seja diretamente no campo, seja empreendendo nessa cadeia que ajuda a tornar o Brasil uma potência em se tratando de carnes e produtos lácteos.


Parabéns a todos os pecuaristas!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo